Postagens populares

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Pasta de Documentos Para o CSQ

Pensei em fazer este post para compartilhar com vocês nossa experiência na concepção e produção da pasta de documentos para o pedido de imigração, também chamado de dossier.

Quando estávamos ainda no processo de organizar a papelada toda, troquei algumas idéias com a Fabiana e o Cesar, e eles me deram umas boas dicas de como organizar as seções com diferentes cores, e de usar uma pasta que permitisse uma identificação externa e que tivesse um, digamos, diferencial - a pasta que eles usaram tinha a capa com um forro branco.

Não encontrei a dita pasta (na verdade até encontrei, mas era de um modelo mais pequeno), então resolvi garimpar por uma outra opção. Fiquei com uma pasta da Chies, tipo catálogo, que já vinha com 100 plásticos dos "mais grossinhos". Caso comprasse somente a pasta e os plásticos separados, sairia quase o triplo do preço. A pasta tem ótima qualidade, e os plásticos são bem fortes. Acabou sendo um bom negócio.

A organização da pasta foi baseada em seções, de acordo com o que Pierre nos passou. Atribuímos uma cor para cada seção, e utilizamos abas coloridas e etiquetas para facilitar o acesso rápido aos documentos. Imprimimos tudo em papel sulfite A4 normal.

Compramos um kit de abas coloridas, auto adesivas, porque valia mais a pena do que comprar o papel contact e ter que fazer tudo na unha. Como o kit tinha apenas 4 cores, imprimimos as demais cores e colamos sobre as etiquetas que sobraram, passando uma fita transparente em cima para proteger.

Criamos uma capa para cada seção, de modo que ao abrir a pasta usando as abas, a pessoa encontra um mini-sumário com todos os documentos pertencentes àquela seção.















As etiquetas foram impressas numa jato de tinta comum, sem maiores mistérios. Colamos uma etiqueta em cada plástico, no canto.















Também usamos um porta-cartão autoadesivo para colar nossa identificação na lombada da pasta. Imprimimos a identificação para a pasta e a lombada, e voilá, pasta pronta.

O material que usamos e o custo foi o seguinte (preços de 26/04/2009):
TOTAL: R$ 80, 72

E é isso. Esperamos que seja uma boa referência para quem está começando a montar seu dossier. Qualquer dúvida, falem com a gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário